VLOG

Sempre escute conselhos de seu pai

Há muitos anos atrás, em uma tarde em que estava ao lado de meu pai em seu laboratório, ele fez um comentário que jamais esqueci. Ele comentou que a profissão dele era boa, que você não ficaria rico mas não passaria necessidade nunca. Na hora fiquei sem reação, não tive uma resposta para dar e nem um comentário a fazer, apenas fiquei mudo, balancei a cabeça como quem diz: "Entendi", mas não abri a boca para dar uma opinião.
Claro, naquele momento a vontade era de dizer que não gostava de prótese dentária, que não daria certo porque queria fazer algo que eu realmente gostasse, mas para não magoá-lo, acabei ficando quieto. Até porque não sei se ele disse aquilo porque queria que um de seus filhos seguissem sua profissão, como muitos pais, ou se ele disse apenas que seria uma boa porque até aquele momento não sabia o que iria fazer de minha vida e estava quase terminando o colégio.
Hoje em dia, graças as desgraças que acontecem no dia a dia, paro para pensar e acho que deveria ter ouvido meu pai. Deveria mesmo ter seguido a profissão dele, não ficaria rico com certeza, mas também não ficarei fazendo o que faço e nem é realmente minha intenção. Teria meu próprio laboratório, trabalharia sozinho, tranquilo, sem ter que ouvir uma voz sequer durante o dia inteiro. Praticamente não conversaria com clientes, a maioria deles me enviariam o que deveria ser feito com anotações em pedaços de papel, tal qual ocorria com meu pai. Não haveriam erros, apenas pequenos ajustes que viriam marcados em cada prótese, diferente dos problemas que chegam a mim hoje, como a famosa frase: "Deu erro".
O número de retornos das coisas que fizesse seriam bem menores, pois não existe tanto segredo e o cliente não tem como ter dúvidas do que ele realmente deseja. Não haveria problemas para receber pelo serviço, nenhum cliente teria como deixar de pagar pois para fazer o próximo serviço ele teria que estar em dia com suas dívidas. Não teria preocupação em vender mais, já que teria uma excelente carteira de "clientes" que poderia ser facilmente herdada. Não teria gastos excessivos tendo em vista que a maioria dos materiais apesar de serem caros, davam um excelente retorno. Poderia trabalhar a hora que quisesse pois meu laboratório seria dentro de casa, nem ao menos gastaria dinheiro com condução, gasolina ou almoço. E o mais bacana, não teria que ouvir ninguém falando o que não sabe em minha orelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário