VLOG

Faça assim que você encontrará

Peço para meu colaborador procurar um problema citado em um requisição técnica. Ele procura, mas como não conhece muito bem a customização do cliente, fica um pouco perdido, leio junto à ele a requisição e comento como deveria ser feito para chegar ao relatório. Deixo ele tentar encontrar e não olho mais para o lado, de repente ele comenta que mesmo assim não encontrou.
Pedi para que chamasse a pessoa que abrira a requisição, o bonequinho de Lego logo adentra o recinto e começam as "explicações". Percebo que os dois estão perdidos, que nenhum dos dois sabem o que fazer. Questiono o bonequinho de Lego se a requisição fora realmente testada, ele responde que sim, mas que já faz um tempo. Para ser um cara um pouco menos grosso, respondo da seguinte maneira: "Quer dizer, eu faço um programa, fico um bom tempo sem mexer e esqueço?", foi algo desse gênero, mas não com tanta cordialidade.
Levanto da cadeira, vou ao encontro dos dois, assumo o teclado e o mouse, começo a contar a história de que se eu quero ver um relatório de pedido referente a uma determinada coisa, vou até essa tela, mostro as informações que quero ver no pedido, clico no botão imprimir, respondo sim para a mensagem e "mágica", o relatório de pedido citado é exibido na tela.
Olho para minha direita e questiono se realmente havia entendido o que havia lhe explicado anteriormente, nem sei para que perguntei isso. Olho para a esquerda e começo a rir, comento algo do tipo "fodeu" e ninguém esboça nenhuma reação.
Pior que fui tomar tempo do bonequinho de Lego e nem precisava. Acho engraçado um cara que trabalhou no suporte não ter algumas deduções lógicas sobre o sistema. Ele não é tão fácil de assimilar, mas tem coisas que são óbvias, outras são lógicas e tudo segue meio que um padrão. Então, como eu havia comentado com o meu colaborador, se ele tem descrição "x" é porque é assim, assim e assado. O cara fez uma cara de quem entendeu de primeira, pela primeira vez na vida dele como programador que até fiquei feliz. Mas, logo descobri que fui enganado novamente.
Por isso eu digo, estou tentando ser um cara mais bacana, estou tentando ser mais legal, estou tentando ser menos rude, menos grosso, menos estúpido, mas será realmente possível? Fico perplexo com isso, se fosse alguém que tivesse entrado diretamente no desenvolvimento e nem visto o sistema, entenderia melhor, mas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário